Água Branca

Água Branca chega a 62 casos de COVID-19 e lidera incidência e letalidade no Piauí

Subiu para 62 o número de casos positivos do novo coronavírus na cidade de Água Branca, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta sexta-feira (22). Nove casos foram confirmados nas últimas 24h no município. Dez pessoas já se recuperaram da doença e receberam alta médica.

Entre os infectados, 25 estão no centro, 7 no bairro Compasa, 8 no bairro São Luís/Mutirão, 02 no Campo Novo, 05 no Bulungão, 02 no Nova Brasília, 09 no Poeirão, 02 no Tinguis, 01 no Alto Ville, 01 no povoado São João e 01 no povoado Santo Antônio.

De acordo com o boletim, 195 casos suspeitos foram notificados no município, sendo que 133 foram descartados.

Cinco pessoas já foram a óbitos por Covid-19 no município.

Com esses números, a cidade de Água Branca ocupa posição de destaque na incidência de novos casos de covid-19 no Estado.

Água Branca lidera incidência e letalidade de coronavírus no Piauí

Água Branca é a cidade com maior índice de incidência do coronavírus no estado do Piauí. É também a que registra o maior percentual de letalidade. Essa constatação é feita a partir da análise do último relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), sobretudo a observação da lista dos municípios com maior número de casos confirmados de Covid-19, a doença resultante da infecção pelo novo coronavírus. Água Branca é a 6ª em números absolutos de pessoas infectadas, mas proporcionalmente é a primeira.

Com uma população de menos de 18 mil habitantes, a cidade do Médio Parnaíba tem mais casos, por exemplo, que Floriano – que conta com cerca de 60 mil habitantes. Ela está atrás apenas de Teresina (1.504 casos, segundo relatório de ontem), Parnaíba (171 casos), Picos (123), Campo Maior (79) e Esperantina (78). O 6º lugar de Água Branca é garantido pelos 47 casos até ontem registrados.

Para medir a incidência da Covid-19 por município, a Sesapi faz uma relação para cada grupo de 10 mil pessoas. Assim, levando em conta a população inferior a 18 mil habitantes, Água Branca apresenta uma proporção de 26,99% casos para cada grupo de 10 mil pessoas. A segunda maior proporção é Esperantina (19,63 por grupo de 10 mil), seguida de Teresina (17,39) e Campo Maior (16,87).

Na lista das seis cidades com mais casos, Picos (15,72) ocupa a 5ª posição por ordem de incidência, seguida de Parnaíba (11,17 casos para cada grupo de 10 mil pessoas).
 

Letalidade é mais de 3 vezes a de Teresina

No número de óbitos resultantes da Covid-19, Água Branca tem o segundo lugar em números absolutos, junto com Parnaíba (ambas com 5 mortes) e atrás apenas de Teresina (45 óbitos). Mas outra vez a cidade do Médio Parnaíba alcança a liderança quando se observa a letalidade – que é o percentual de mortos para o total de casos verificados na cidade. Em um universo de 47 casos registrados, os 5 casos fatais indicam uma letalidade de 10,6%. Esse índice é mais de três vezes a cidade na segunda colocação – Picos, com 3,2%) e também de Teresina (letalidade de 2,99%, proporção das 45 mortes em 1.504 casos totais).

Parnaíba (com 2,92%) tem índice semelhante ao de Teresina. Entre as seis cidades com maior número de infectados pelo novo coronavírus, duas não registram óbitos: Campo maior e Esperantina. Portanto, não apresentam cálculo de letalidade (ver tabela).

Fonte: cidadeverde.com e canal 121

Related posts

Homem é conduzido à DP de Água Branca suspeito de aplicar golpes em hotéis da região

Moisés Costta

Estudante de 20 anos da Famep morre após sofrer acidente com motocicleta em Água Branca

Moisés Costta

Água Branca lidera incidência e letalidade de coronavírus no Piauí

Moisés Costta