Amarante

Amarante e mais cinco cidades do Piauí iniciam vacinação de adolescentes

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) anunciou nesta terça-feira (24), que seis cidades do Piauí já iniciaram a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos contra a covid-19. São elas: Dom Inocêncio, Fatura do Piauí, Isaías Coelho, Campinas do Piauí, Amarante e Jaicós.

Conforme a Sesapi, entre essas seis cidades, Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, ambas no Sul do estado, estão com a imunização desse público mais avançada. Em Fartura do Piauí a imunização dos adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos já foi encerrada e a imunização desse público sem doenças preexistentes deve terminar na próxima semana.

Outra cidade com o esquema vacinal avançado para esta faixa etária é Dom Inocêncio. Iniciada esta semana, já foram vacinados no município 260 jovens sem comorbidades entre 12 e 17 anos. O objetivo é imunizar pelo menos 950 adolescentes durante os próximos 15 dias.

Ainda de acordo com a Sesapi, também estão vacinando os jovens as cidades de Isaías Coelho, que já imunizou todo seu público de 12 a 17 anos com comorbidade (11 pessoas) e iniciou a vacina de jovens de 15 a 17 anos, mas o intuito é vacinar 343 pessoas com estas idades.

Campinas do Piauí já imunizou seu público de 12 a 17 anos com comorbidades (26 pessoas) e iniciou a aplicação de vacinas em jovens de 15 a 17 anos sem doenças preexistentes. Na semana passada (220 adolescentes já vacinaram) e o município está esperando uma nova remessa para contemplar a faixa etária abaixo de 15 anos.

A cidade de Amarante já vacina, desde a última semana, adolescentes de 14 a 17 anos. Em média estão sendo imunizados 270 adolescentes por dia. Jaicós está na faixa etária de 15 a 17 anos e a expectativa é vacinar 3.000 pessoas entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades.

Autorização do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação de vacinas em adolescentes de 12 a 17 anos apenas com o imunizante da Pfizer e o início desse público está condicionado ao fim do esquema vacinal da população em geral de 18 a 59 anos com a primeira dose. A recomendação é que seja iniciada a vacinação pelos jovens com comorbidades e em seguida os demais.

Fonte: GP1

Related posts

Empresário Adelbarto Santos vai receber título de cidadão amarantino

Moisés Costta

PRO Piauí: Detran acompanha etapa final da sinalização do trânsito de Amarante

Moisés Costta

Prefeito de Amarante Diego Teixeira abre seletivo para professores

Moisés Costta