Economia

Piauí é o único Estado do país a liquidar todas as dívidas com a União

“É um feito único no Brasil. A dívida oriunda da lei 9496/97 já tinha sido quitada em 2012 e agora quitamos as outras duas dívidas com a União”, afirma o secretário estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles.

A informação foi confirmada pelo Coordenador de Haveres Financeiros da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/COAFI), Rafael Pena, ao secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, nesta quinta-feira (16). “O Banco do Brasil, que é o Agente Financeiro da União nos Contratos relativos à DMLP e à Lei n. 8.727/93, já encaminhou ao Estado, o termo de quitação”, afirma Rafael Pena. 

O coordenador ainda confirmou que, além do Estado do Piauí, nenhum outro Estado da Federação liquidou todas essas três dívidas junto à União. “De fato, o Estado do Piauí é o único Estado que já liquidou essas dívidas”, confirma o representante da STN/COAFI.   

Com a antecipação do pagamento da DMLP, o Estado economizará mais de R$ 40 milhões em juros.

Entenda melhor quais dívidas com a União foram quitadas pelo Piauí:

1) DMLP – Dívida de Médio e Longo Prazo (DMLP) – “1992 Financing Plan”. O Plano de Financiamento para o Brasil de 1992 foi um acordo firmado ao amparo da Resolução do Senado Federal nº 98/92, alterada pelas Resoluções nº 90/93 e 132/93, reestruturando a dívida de médio e longo prazos (principal vencido e vincendo, assim como juros devidos e não pagos no período de 01.01.91 a 15.04.94) do setor público brasileiro junto aos credores privados estrangeiros.

2) Lei 8727 /93, que refinanciou as dívidas contraídas até 1991.

3) Lei 9496 /97, referente ao Programa de Ajuste Fiscal, quando o Estado refinanciou, pela União, dívidas mobiliárias e contratuais.

Fonte: cidadeverde.com

Related posts

Crise leva uso da lenha para cozinhar no Brasil

Moisés Costta

Obra do Porto de Luís Correia se arrasta há 40 anos no Piauí

Moisés Costta

Piauienses já pagaram mais de R$ 150 milhões em impostos neste carnaval

Moisés Costta