Eleições 2018

Juiz nega pedido de Ciro Nogueira sobre vídeo de Jesus Rodrigues

O juiz auxiliar da propaganda Geraldo Magela indeferiu pedido do senador Ciro Nogueira (Progressistas), candidato à reeleição, para retirar um vídeo do Facebook de Jesus Rodrigues (Psol), também candidato ao Senado Federal. A decisão foi assinada no último sábado, 22 de setembro.

Ciro Nogueira afirmou que o conteúdo do vídeo “tem nítido caráter manipulatório e apelativo”, com o objetivo que criar estados mentais e emocionais nos eleitores para que não votem nele. Ele diz que as declarações são ofensivas e maculam a sua imagem perante a sociedade.

No vídeo, Jesus Rodrigues diz: “Time do Lula? Não te contaram? Votaram ‘sim’ pela queda do PT Mesmo depois deste apelo. Na verdade, são do time do Temer. Hoje se juntam ao PT para garantir o foro. Porque sem foro é Moro! Não se engane! Não vote em quem mente para você. Apenas para ganhar seu voto. Se traíram o Lula jogando-o na cadeia porque não trairiam você?”.

O juiz Geraldo Magela não verificou manifestação capaz de atingir a imagem ou a honra do candidato progressista, “principalmente pelo fato do vídeo fazer referência a fatos verídicos”. Ele diz que a ordem de retirada de conteúdo da internet é medida excepcional.

“Ademais, a jurisprudência do Colendo TSE já firmou entendimento de que “as ordens de remoção de propaganda irregular, com as restrições ao direto à liberdade de expressão, somente se legitimam quando visem à preservação da higidez do processo eleitoral, à igualdade de chances entre candidatos e à proteção da honra e da imagem dos envolvidos na disputa”, informou o magistrado indeferindo o pleito liminar.

Fonte: Viagora (https://www.viagora.com.br/noticias/juiz-nega-pedido-de-ciro-nogueira-sobre-video-de-jesus-rodrigues-70538.html)

Related posts

Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%

Moisés Costta

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência em São Paulo

Moisés Costta

Termina prazo para Lula entregar defesa ao TSE

Moisés Costta