Litoral

Tubarões avistados na praia do Coqueiro no litoral do Piauí podem ter risco de extinção

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) está investigando qual a espécie dos tubarões que foram avistados em área próxima  à Praia do Coqueiro, no litoral do Piauí. 

A secretária Sádia Castro disse ao Cidadeverde.com que a hipótese mais provável é de que os animais avistados são tubarões lixa, de nome científico Ginglymostoma cirratum

O tubarão lixa é um dos mais populares tubarões no mundo e ocorre em toda a costa brasileira e uma espécie considerada inofensiva ao homem. A Semar afirma que os animais não foram avistados novamente desde a última segunda-feira (7).

A secretaria está monitorando, com ajuda de drones, os 66 quilômetros do litoral piauiense. “Desde segunda-feira que não são mais avistados”, disse a secretária. 

A bióloga e doutora em Sistema Costeiros e Oceânicos, Geórgia Aragão, também acredita que os animais vistos são tubarões lixa. A especialista  conta que a espécie está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. 

“A espécie já é extinta em vários pontos do Brasil. Super tranquila, tanto que é a mais pescada aqui na região”, disse. Geórgia explica que o grupo avistado deviam estar em busca de grandes grupos de cardumes de pequenos peixes. “É algum comum para a espécie”, acrescenta.

O  monitoramento está mais concentrado nas  praias Barro Preto, Coqueiro e Itaqui. A Semar destaca que, até o momento, não existe nenhuma ameaça grave e não há indicativo de interdição de praia.

Apesar dos animais não terem mais sido avistados, a Semar continua pedindo que os banhistas tenham cuidados redobrados e, se possível, evitem entrar no mar. 

O monitoramento segue até 12 de outubro e conta com uma equipe composta por Auditores Fiscais Ambientais da Semar, pesquisadores da espécie, professores e alunos da UFDPar, representantes do ICMBIO e Instituto Tartaruga do Delta e da Prefeitura Luís Correia.

Uma rede de colaboradores – pescadores, moradores, kitsurfistas – também foi formada e estão ajudando com informações.

Fonte: cidadeverde.com

Related posts

Famílias ficam desabrigadas após Rio Parnaíba transbordar no litoral do Piauí

Moisés Costta

Solange Almeida faz festa de 46 anos em pousada de Barra Grande, litoral do Piauí

Moisés Costta

Bombeiros encontram corpo de jovem que caiu de jet ski na Lagoa do Portinho

Moisés Costta