Piauí

Piauí tem a menor taxa de desemprego do Nordeste diante da pandemia

O número de desempregados no Brasil atingiu 12,9 milhões em 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad  Covid-19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registraram o aumento de 27,6% na taxa de desemprego durante os primeiros meses de pandemia do coronavírus.

Dados foram divulgados pelo Governo de Santa Catarina

O Piauí foi o Estado do Nordeste com a menor taxa de desemprego, ficando com 12,8% e ocupou a sétima posição com menor índice a nível nacional. A maior taxa foi observada no Maranhão (19,9%), enquanto a menor em Santa Catarina.

Santa Catarina também se destaca na taxa de informalidade entre as pessoas ocupadas. No Brasil, o índice ficou em 38,4% da população ocupada. O Estado teve a menor taxa neste quesito entre as unidades da federação, com 26,9%, seguido por Distrito Federal (28,6%) e São Paulo (29,1%). Os maiores percentuais foram registrados no Pará (60,9%), Maranhão (58,8%) e Amazonas (56,4%).

“O emprego é um dos fatores essenciais para a economia, é o termômetro do resultado das ações estratégicas.  Ocupar as menores taxa de desemprego do país  incentiva a trabalhar com afinco na missão de apoiar as empresas que estão no grande esforço de gerar resultados, alavancar os investimentos atração de novas empresas, para um Estado mais competitivo e de oportunidades”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Henry Quaresma.

Fonte: Meio Norte

Related posts

Índice de transmissão da covid reduz no Piauí e retorno gradual será avaliado, diz WD

Moisés Costta

Governador Wellington Dias diz que vai intensificar fiscalização nas fronteiras do Piauí

Moisés Costta

COE aprova protocolo de retorno das atividades escolares no Piauí; veja

Moisés Costta