Política

Governadores querem criar “fronteira” para barrar entrada de armas no Nordeste

Os governadores do Nordeste estudam criar uma rede de inteligência para combater saída e entradas de armas na região. A informação foi confirmada pelo governador Wellington Dias (PT) ao conceder entrevista à imprensa da Bahia nesta segunda-feira (29). Os governadores estão reunidos em Salvador.

“Estamos estudando a ideia de uma rede em toda fronteira Nordeste. Uma rede de proteção com uso de  tecnologia e inteligência  para que a gente possa evitar essa entrada e saída de droga”, disse o governador.

Segundo ele, o trabalho integrado ajuda a reduzir os índices de violência no Nordeste.

“Começamos já em 2015, 2016 e 2017  e, no último resultado, o Nordeste apresentou a maior queda de homicídios na sua história”, afirmou o governador.

A reunião do Fórum já teve início, mas até agora os governadores não reagiram a fala do presidente Jair Bolsonaro que disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”, se referindo a Flávio Dino, do PCdoB.

Dez dias após a polêmica com o presidente, os governadores lançam oficialmente o Consórcio que neste primeiro ano será presidido pelo governador Baiano Rui Costa (PT).

A ideia do encontro desta segunda-feira é dar os primeiros passos para decidir o plano de trabalho do pacto que foi anunciado no mês de março. Com a iniciativa, os governadores da região esperam realizar projetos conjuntos, atrair mais investimentos e criar fundos de financiamento e captação de recursos.

O Consórcio Nordeste prevê a realização de licitações conjuntas entre os estados para a compra de materiais, assim reduzindo os custos que seriam praticados em aquisições de menor escala. Também será possível a realização de parcerias em áreas como educação, saúde, turismo, troca de tecnologia e ações de preservação ambiental.

 

Fonte: cidadeverde.com

Related posts

PT, PSB e Psol anunciam bloco para fazer oposição ao governo Bolsonaro

Moisés Costta

Bolsonaro participará da procissão de Santa Cruz dos Milagres no Piauí, diz Ciro Nogueira

Moisés Costta

Deputado estadual Oliveira Neto deve assumir comando da Fundação dos Esportes do Piauí

Moisés Costta