São Francisco do Maranhão

Mais de 60% dos franciscoenses tem medo da Covid-19 e apoia medidas de contenção, diz pesquisa

(foto aquivo página Meu Olhar/ Facebook)

Mais de 60% da população o município de São Francisco do Maranhão tem medo de ficar doente por causa do novo coronavírus (Covid-19). Esse foi o resultado de um levantamento realizada pelo instituto Escutec Pesquisas de Opinião Pública com a participação de 300 entrevistados ente os dias 12 e 13 de julho de 2020.

No levantamento, foi questionado se o entrevistado tinha medo de ser infectado pelo novo coronavírus. O resultado foi que 63% responderam que sim (tem muito medo de ser infectado) e temem pegar Covid-19. 30% responderam que tem um pouco de medo de ser infectado. Entre os que afirmaram não ter medo foram 7%.

O medo é maior entre os homens e entre as pessoas com mais de 60 anos.

Veja os detalhes:

A pesquisa foi feita no município nos bairros/povoados: Conjunto Zé Reinaldo, Conjunto Luzia Soares, Centro, Morrins, Barra do Saco, Mimoso, Caraibas do Norte, Varzea Comprida, Piquiseiro, Povoado Sitio e Tapera. entre os dias 12 e 13 de julho. O grau de confiança é de 90% com margem de erro de cinco pontos percentuais.

Isolamento social no município

A pesquisa também mostra o percentual da população que está saindo e os que estão ficando em casa, obedecendo rigorosamente os decretos: estadual e municipal para a contenção do novo coronavírus (Covid-19).

O levantamento mostra que 18% estão saindo de casas todo os dias, 29% estão tomando os devidos cuidados quando saem de casa para trabalhar ou fazer outras atividades. 49% estão ficando em casa e só saem quando realmente necessário e apenas 4% fica em casa, sem sair para lugar nenhum.

Os que estão mais ficando em casa e só saem quando necessário são homens e entre as pessoas com mais de 60 anos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão através da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as medidas de enfrentamento contra o novo coronavírus no município com informações diárias, medidas de higienização, sanitização de espaços e pontos públicos, testagem dos suspeitos, barreiras sanitárias nas entradas da cidade e acolhimento humanizado com os que apresentam positivo para doença.

Para que o município de São Francisco do Maranhão tenha sucesso, e assim diminuir os índices de contaminação do novo coronavírus, as autoridades alertam que todos (a população) precisa fazer sua parte, como obedecer os decretos: estadual e municipal e seguir com o distanciamento social com as práticas de higienização das mãos. Só assim chegaremos perto da nova normalidade sem os grandes riscos de contaminação.

Por Moisés Costta/ Portal MP5

Related posts

São Francisco do Maranhão recebe especialista em direito eleitoral nesta quinta (12)

Moisés Costta

Prefeitura de São Francisco do MA adequa atendimentos da saúde durante pandemia

Moisés Costta

Prefeitura de São Francisco do MA realiza sanitização de áreas públicas no combate a Covid-19

Moisés Costta