São Francisco do Maranhão

Adelbarto Santos inaugura base descentralizada do SAMU de São Francisco do Maranhão

INAUGURAÇÃO DA BASE DO SAMU DE SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO

Na manhã desse sábado (09/02) a Prefeitura de São Francisco do Maranhão e Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, inauguraram a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Essa é a primeira base do SAMU no município de São Francisco do Maranhão. A base conta com garagem para ambulância, dormitórios, banheiros, cozinha e um cômodo para a limpeza e esterilização dos materiais utilizados nas emergências. Para o funcionamento do serviço, o município já possui duas ambulância móvel, com todos os equipamentos de emergência, que faz parte do sistema de trabalho.

O SAMU de São Francisco do Maranhão é formado por equipe de enfermagem como um enfermeiro, de técnicas de enfermagem e condutores socorristas que prestarão à comunidade um serviço de forma humanizada. Os profissionais já realizaram os treinamentos específicos para este tipo de atendimento.

Provisoriamente o número de atendimento do SAMU de São Francisco do Maranhão é 86 95063960, até que o serviço seja restabelecido ao 192 do sistema de regulação médica do Maranhão.

Prefeito Adelbarto Santos e sua esposa Enfermeira Helainne Almeida

Autoridades municipais estiveram presentes na solenidade de inauguração que contou ainda com a presença do prefeito do município Adelbarto Santos e sua esposa Helainne Almeida, vereadores Francisco da Padaria, Nailson, Celsinho e Mudim Felipe. Além destas lideranças também estavam presentes no ato de inauguração ão, a coordenadora da central de regulação do SAMU de Caxias – Rita Paz, o representando a regional de saúde de Timon – Leonardo, o médico José Dias, secretários municipais da gestão do prefeito Adelbarto e população em geral presente.

O Prefeito Adelbarto Santos (PCdoB) em seu discurso agradeceu o empenho e dedicação de toda a equipe e parabenizou a todos por mais essa conquista para o município. A base do SAMU de São Francisco do Maranhão vem para prestar o serviço de urgência à população. “É um investimento que o Governo Municipal em parceria com o Governo Estadual estão realizando para melhorar a qualidade de vida da população em um atendimento de urgência humanizado e digno”, disse.

“Hoje ficou marcado na saúde do nosso município, prefeito Adelbarto Santos entregou 2 ambulâncias do SAMU equipadas sendo uma delas USA ( unidade de suporte avançado) uma UTI móvel, uma grande conquista com essas ambulâncias equipe treinada muitas vidas podem serem salvas recebendo o primeiro atendimento”, disse Raimundo Neto – Secretário Municipal de Saúde.

Na oportunidade o prefeito Adelbarto Santos anunciou a compra de tablets para todos os Agentes de Saúde, computadores para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para implantação do PEC ( Prontuário Eletrônico) e a construção de mais três UBS na zona rural com a reformas e ampliação de mais três UBS.

Fotos: Vando Clepi

Related posts

Placas conscientiza sobre proibição ao acesso à praia em São Francisco do Maranhão

Moisés Costta

São Francisco do Maranhão vai caminhando nos Trilhos do Desenvolvimento com Adelbarto Santos

Moisés Costta

Swyng Dance é a campeã do Show de Talentos Dança em São Francisco do MA

Moisés Costta