Saúde

Vacinação de idosos acima de 90 anos é iniciada em Teresina

A aposentada Francisca de Aguiar Borges, de 93 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 na nova fase de imunização em Teresina, que teve início na manhã desta terça-feira (9). 

Neste momento, idosos com 90 anos ou mais, residentes na capital poderão receber a vacina em quatro pontos de drive-thru, formato em que a pessoa é vacinada sem precisar sair do carro. Depois de receber a vacina, Francisca Borges contou que já tem desejos  para quando estiver imunizada, após receber a segunda dose.

“Meu primeiro plano é sair para comer caranguejo, que eu adoro. Não comi durante toda a pandemia com medo de sair de casa”, falou  Francisca Borges.

Prefeito de Teresina e presidente da FMS dão inicio a vacinação de idosos na capital – Foto: Raíssa Morais

Francisca Borges falou que aproveitou a quarentena para fazer atividades que gosta. “Meu isolamento foi ótimo. Tiveram muito cuidado comigo, fiquei em casa direto, rezando meu tercinho, assistindo televisão, minhas novelas.Todo dia eu rezava para essa vacina chegar logo. Tanta gente morrendo e ainda está. Estou muito feliz, morta de feliz de receber essa vacina. Se Deus quiser vou durar mais alguns anos”, disse Francisca Borges.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os pontos estarão localizados em diferentes zonas da capital, das 9h às 17h. Para garantir a dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou cartão do SUS.

Filas de carros se formam nos pontos de vacinação – Foto: Raíssa Morais

Os idosos acamados que estiverem cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família, por meio dos agentes comunitários de saúde, receberão a vacina em casa. A Fundação Municipal de Saúde recebeu mais 4670 doses da Coronavac na segunda-feira (8). Nesta fase da campanha, o município pretende vacinar 2.460 idosos com 90 anos ou mais.

Até o momento, apenas os idosos que moram em abrigos estavam sendo imunizados.  Além dessa faixa etária, os profissionais de saúde de Teresina continuam sendo vacinados. Dos 36 mil profissionais de saúde atuando na rede pública e particular, cerca de 20 mil já foram vacinados.

Idosos que chegam a pé nos pontos são também vacinados casa contra Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou terça-feira, 9, a vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 90 anos ou mais. Existem quatro pontos em diferentes zonas da cidade para a vacinação drive-thru das pessoas nesta faixa etária. A FMS está com logística pronta junto às Unidades Básicas de Saúde para vacinar aqueles idosos que não podem ir de carro aos postos de vacinação.

“Aqueles que chegam a pé também estão sendo vacinados. Mas nosso foco é a vacinação dentro dos veículos. Os idosos acamados que possuem cadastro junto às equipes Estratégia Saúde da Família receberão sua dose em casa. Para isso, os agentes comunitários de saúde fizeram um cadastro prévio para controle desta população”, esclarece 

Seu Firmino de Sousa Monteiro, de 107 anos, foi um dos que receberam a dose da vacina hoje. 

“Muito bom poder trazer ele para esse momento. Nos preocupamos em ele poder adoecer e agora temos essa esperança de que ele estará protegido da doença”, diz Juliana, cuidadora do idoso.  Os pontos de vacinação drive-thru  estarão abertos nos horários de 9h às 17h. Para garantir sua dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS.

“Estou muito feliz em receber a vacina”, diz dona Erodita Cardoso, de 92 anos, que também foi vacinada hoje contra a Covid-19. A meta é que 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam vacinados nesta etapa da campanha. Para isso, a FMS recebeu mais 4.670 doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butatan. “Paralelo a isso, estamos dando continuidade à vacinação dos profissionais de saúde de Teresina”, informa Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. Ele ressalta que Teresina conta atualmente com 36 mil profissionais de saúde atuando na rede pública e particular, dos quais cerca de 20 mil já foram vacinados.

Pontos de vacinação 

Zona Norte

Universidade Estadual do Piauí – Campus Torquato Neto (bairro Pirajá)

Zona Leste

Centro Universitário Uninovafapi (Planalto Uruguai)

Zona Sudeste

Faculdade Estácio (bairro São João)

Zona Sul

Centro Universitário Santo Agostinho (São Pedro)

Fonte: meionorte

Related posts

Justiça determina contratação de 48 enfermeiros pelo Hospital da Polícia Militar de Teresina

Moisés Costta

Samu de Teresina tem queda de 34% nas chamadas relativas à Covid-19

Moisés Costta

José Serra é diagnosticado com câncer na próstata

Moisés Costta