Saúde

Estagiários da Saúde devem ser vacinados contra covid-19

Os estagiários da área de Enfermagem que tenham contato com pacientes em unidade de Saúde devem ser vacinados contra a covid-19. “A disponibilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e vacinação são fundamentais para a segurança dos estagiários e para conter a transmissão comunitária”, afirma a coordenadora  Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS/Cofen), que relata ter recebido questionamentos sobre a não-vacinação dos estagiários. “Além do papel essencial na assistência, o SUS tem uma função essencial na formação de profissionais, que não pode prescindir de experiências práticas”.

Presidente do Cofen, Betânia Santos

Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, professora da UFPB, paralisar todas as atividades práticas em unidades de Saúde é contraproducente, em um momento no qual, mais do que nunca, a Saúde precisa de mão-de-obra qualificada. “A Enfermagem exige uma formação teórico-prática que não pode ser adquirida sem o contato direto com pacientes e equipamentos de Saúde. Vacinar os estagiários é fundamental para garantir que esta formação aconteça e reforçar a linha de frente do combate à pandemia”, afirma.

Cerca de 15 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose da vacina. O Cofen reforça, para os gestores municipais, a importância de garantir a inclusão dos estagiários de Saúde nos grupos prioritários.

Fonte: Ascom – Cofen

Related posts

Sobe para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no estado do Piauí

Moisés Costta

Remédios ficarão até 4,33% mais caros a partir de segunda-feira

Moisés Costta

Com queda na ocupação, Governo aprova plano para desmobilização de leitos emergenciais

Moisés Costta