• Home
  • Sem Categoria
  • Gilbués registra segunda maior temperatura do país neste domingo (5)
Sem Categoria

Gilbués registra segunda maior temperatura do país neste domingo (5)

Mesmo o Piauí não estando oficialmente no período do B-R-O-BRÓ, a cidade de Gilbués, 797 km ao sul do Piauí, atingiu neste domingo (5) a segunda maior temperatura do país, de 41,2°. Segundo os dados de hoje do Instituto Nacional de Metrologia (INMET), Gilbués já chegou a registrar a marca dos 42° no horário da manhã, mas agora no período da tarde, caiu cerca de 1°.

A maior temperatura registrada no país hoje foi na cidade de Comodoro, no estado do Mato Grosso, de 42,1°.

O climatologista, professor Werton Costa, explica que as altas temperaturas são até consideradas normais nesse período. A tendência é as temperaturas aumentem em algumas cidades do estado, em consequência da baixa umidade e maior insolação, como em municípios Sul, onde existem vegetações de cerrado e semi-árido.

“Isso é normal nesse período, infelizmente, porque a temperatura oscila muito. Dentre as temperaturas registradas no NE nesse período, as do Piauí até têm estado entre as temperaturas mínimas, só que a alta umidade mais baixa e a insolação mais elevada do estado faz com que esse fenômeno de alta na temperatura aconteça, como em Gilbués”, esclareceu o climatologista.

Teresina
Na capital piauiense, como em outras cidades do sul do Piauí, deve-se esperar, como de costume, um aumento nas temperaturas. A tendência é que também em municípios como Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Oeiras essas altas ocorram e venham aumentando da região sul para o norte, conforme afirma Werton Costa.

“Essa é uma tendência porque é onde acontecem esses ápices, porque as temperaturas vão se elevando do Sul para o Norte. Então, Teresina ainda não está tão quente, mas deve ficar. É natural, já está um pouco maior”, contou

Oscilação
O professor diz também que é comum que as temperaturas oscilem ao decorrer do dia. “A tabela é atualizada durante todo o dia, então hoje mesmo Gilbués já registrou 42°.

Geralmente alguma cidade do Piauí, conforme Werton Costa, aparece entre as 10 maiores temperaturas do dia na tabela do INMET.

Fatores
Ainda de acordo com o Werton Costa, o fator astronômico da localização do Piauí contribui para a altas nas temperaturas.
“Faixa de maior insolação que incide sobre o Piauí, o fato de ela receber maior luminosidade, incidência dos raios solares o ano inteiro no estado, contribuem para que as temperaturas sejam maiores. Aí quando chega o período mais seco, que se soma a radiação, naturalmente se sente com mais rigor a sensação térmica. Isso é sazonal, claro, mas o que pode acentuar também o calor é o ar mais seco”, analisou.

Related posts

Um show de Horrores com apresentações diárias

Moisés Costta

Ciro Nogueira respira, mas não está livre da Lava Jato, nem do juiz Sérgio Moro

Moisés Costta

Mãe de Safadão e prefeito se tornam inelegíveis por oito anos

Moisés Costta

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.